Karate-Do

Tiago San チアゴ SKI Shotokan Karate International

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O karate



"O Karate é muito mais que um esporte de combate competitivo, pois o espírito que o norteia não é apenas a busca de vitórias em competições, mas, acima de tudo, a auto superação. Seu praticante visa vencer a si mesmo e às suas imperfeições. Neste sentido, no Karate não há vitória exterior sem vitória interior."
Mestre Yasutaka Tanaka

O objetivo do Karate é a perfeição da mente e do corpo!

O Karate-Do colabora com a formação integral do homem. Isso o diferencia daqueles que fazem do Karate uma prática puramente esportiva. A tradição do Karate é um conjunto de valores sociais que passam de geração a geração, de pai para filho, de mestre para discípulo, e que está relacionado diretamente com crescimento, maturidade, com o indivíduo universal.
Cada pessoa tem objetivos diferentes ao optar pela prática do Karate, que devem ser respeitados. Cada um deverá ter oportunidade de atingir suas metas, sejam elas tornar-se forte e saudável, obter auto-confiança e equilíbrio interior ou mesmo dominar técnicas de defesa pessoal. Contudo, não deve o praticante fugir do real objetivo da arte. Aquele que só pensa em si mesmo, e quiser dominar técnicas de Karate somente para utilizá-lo numa luta, não está qualificado para aprendê-lo, afinal, o Karate não é somente a aquisição de certas habilidades defensivas, mas também o domínio da arte de ser um membro da sociedade bom e honesto. Integridade, humildade e auto-controle resultarão do correto aproveitamento dos impulsos agressivos e dos instintos primários existentes em todos os indivíduos.
Hoje em dia, novos conceitos surgiram, e o Karate passou a ser analizado também sobre os seguintes aspectos:


Filosofia (Budo)

A filosofia do Budo se traduz pela busca constante do aperfeiçoamento, auto-controle e na contribuição pessoal para a harmonização do meio onde se está inserido.
A famosa expressão do Mestre Funakoshi - "Karate Ni Sente Nashi", explica claramente o objetivo do Karatê, ou seja, conter, controlar o espírito de agressão. O Karate se caracteriza por procedimentos de respeito e de etiqueta.
Esse propósito de "anti-violência" pode ser muito bem expresso através do seguinte ensinamento:

"Se o adversário é inferior a ti,
então por que brigar?
Se o adversário é superior a ti,
então por que brigar?
Se o adversário é igual a ti,
compreenderá,
o que tu compreendes...
então não haverá luta.
Honra não é orgulho,
é consciência real do que se possui."

A filosofia do Budo sempre deu muita importância à percepção e à sensibilidade, uma vez que as técnicas que nela se baseiam, visam essencialmente:

a) à conquista da estabilidade e da auto confiança, através de treino rigoroso e vida disciplinada;

b) ao desenvolvimento da intuição, no sentido de perceber o ataque do adversário antes mesmo do início do seu movimento e da capacidade de analisar o adversário, para prevenir-se contra surpresas;

c) à formação de hábitos de saúde, como o uso da meditação Zen e a respiração com o diafragma.


Defesa pessoal

O Karate é um método eficiente de defesa pessoal, na qual braços e pernas são treinados sistematicamente, de modo que possibilite ao lutador de Karate se defender de qualquer tipo inimigo.
Porém, não deve o praticante se precipitar. É muito comum que o principiante de Karate, notando seu rápido processo, seja levado por uma onda de impetuosidade, sentindo a necessidade de por em prática os seus conhecimentos adquiridos. Esta idéia distorcida deve ser sanada a tempo para que não venha a afastá-lo do real objetivo do Karate.
A prática do Karate é um caminho longo e requer anos de muita dedicação. A experiência mostrará que antecipar e evitar é uma atitude mais sábia do que o confronto físico em si.
Por isso, o treinamento do Karate como defesa pessoal se divide em três etapas:

• Percepção (captar a intenção do adversário);
• Reação (decidir a atitude a ser tomada);
• Ação (execução)

Este tipo de treinamento permite ao praticante, numa situação de perigo, fazer uma real avaliação da causa, discenir o melhor modo de agir, e tomar uma atitude consciente.
O verdadeiro valor do Karate não está em sobrepujar os outros pela força física. Nesta arte marcial não existe agressão na sua extensão, e sim nobreza de espírito, domínio da agressividade, modéstia e perseverança. Mas, quando for necessário, fazer a coragem de enfrentar milhões de adversários vibrar no seu interior.

Saúde

Entende-se como "saúde" o bem-estar físico, mental e espiritual do ser humano, e não somente o estado de "ausência de doenças". O Karate é tido como um vetor de saúde, pois proporciona ao seu praticante:

1) Aptidão física total:
- força
- resistência
- razoável flexibilidade articular
- sistema cardiovascular com bom nível de capacidade aeróbica

2) Adequação psico-social:
- desenvolvimento moral
- sensação de bem-estar
- redução dos níveis de ansiedade
- auto-estima
- melhoria da imagem física de si mesmo
- auto-conhecimento

Vantagens

1. Manutenção da saúde e fortalecimento do físico. Proporciona grande condicionamento cardiovascular e muscular (não há ganho de massa muscular, mas de força e definição).
2. Desenvolve a coordenação motora e a mobilidade das articulações.
3. Estímulo à coragem para enfrentar obstáculos.
4. Empenho e dedicação, exigindo o máximo do corpo e da mente, treinando com paciência e perseverança até fazer desses objetivos um hábito.
5. Incentivo ao aperfeiçoamento pessoal no sentido de tentar vencer os próprios limites, como os do medo, da desconfiança, da preguiça, da indecisão, etc.
6. Respeito aos outros, bons costumes em relação ao meio ambiente, equilíbrio, boa postura e respiração correta, que são estimulados pelos rituais tradicionais.
7. Exige o aprendizado de estratégias por parte do lutador.
8. Estabilidade emocional. A situação de luta colabora eficazmente para conquista do auto-controle. Qualquer descontrole de emoções tem imediata repercussão no rendimento e na performance. Por isso é preciso dedicar-se com empenho, para conseguir a necessária serenidade.
9. Pode ser aplicado à autodefesa.

Riscos
Os riscos são proporcionais à prudência do professor, isto é, com um professor cuidadoso, o aluno corre poucos riscos de se machucar.

Período mínimo para fazer efeito
Se praticado regularmente (três vezes por semana), os resultados físicos e técnicos aparecem rápido, em cerca de um a dois meses.
Gasto calórico médio:
- Em um treino puxado, pode chegar a 800kcal/h.

Dicas do especialista
As pessoas devem se habituar a usar o karate-go ou kimono (uniforme do karate) e, eventualmente, protetores para boca. Mas, em qualquer luta, a peça fundamental é o professor. Por isso, o aluno deve procurar uma academia com professores capacitados, tanto técnica quanto psicologicamente, para ensinar o karate.