Karate-Do

Tiago San チアゴ SKI Shotokan Karate International

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Projeto "Edukar"





Como um educador físico e a busca de uma filosofia de vida mais digna procurei montar um projeto de karate-do (edukar – educação e karate) para ajudar crianças, adolescentes, adultos e idosos a viver com qualidade de vida, bem estar e a formação de um bom caráter.
O objetivo é apresentar o karate-do como uma prática que transcende o limite do dojo, que vai além das técnicas de autodefesa, ou seja, o desenvolvimento do autoconhecimento, do autocontrole, da autodisciplina, da autoconfiança, enfim, a formação do caráter, aspectos relevantes que são contemplados pela sua prática.
Apresento uma bibliografia básica que pode auxiliar na busca de um caminho a ser percorrido por toda a vida no qual pode beneficiar-se o jovem e o idoso, a mulher e o homem, o forte e o fraco, enfim, todos aqueles que vivenciam o karate-do.
Justificativa:
Por que o karate-do melhora a qualidade de vida dos seus praticantes?
Por que ensinar karate-do para crianças e adolescentes?
Por que o karate-do ajuda na formação do caráter e da moral?

Objetivos:
- Gerais:
A Atividade Física engloba um esforço de adaptação ao corpo e uma reflexão de comportamento corporal. Assim, ela não deve se limitar ao desenvolvimento muscular, e sim levar ao reconhecimento da importância da forma, da dinâmica e do estilo do movimento. O corpo não pode ser considerado apenas um conjunto de ossos e músculos a serem treinados, mas como a totalidade do indivíduo que se expressa através de movimentos, sentimentos e atuações no mundo. Assim, a Atividade Física deve levar o praticante a um dispêndio de energia em atividades prazerosas e recreativas, permitindo o relaxamento, a possibilidade de perceber o corpo e saber controlá-lo, a convivência em grupo e um relacionamento intenso com seus pares. As atividades devem ser motivantes e participativas e o corpo um instrumento de contato com os outros. A Atividade Física deve permitir, além disso, a aprendizagem sistemática dos esportes, que lhe será útil inclusive na sua vida em sociedade, ajudando-o a descobrir a pluralidade e a riqueza de movimentos que o seu corpo lhe possibilita. Por fim, deve aliar o cognitivo ao afetivo-vivencial, permitindo a continuidade de seu desenvolvimento global (CARAZZATO, 1999).
Além de propiciar o desenvolvimento físico e mental e assegurar o equilíbrio orgânico, melhorando a aptidão física, os exercícios adequados podem estimular o espírito comunitário, a criatividade e outros aspectos que concorrem para completar a formação integral da personalidade do indivíduo (RIBEIRO et al, 2000).
- Específicos:
Karate-do é uma palavra japonesa que significa "mãos vazias". Isto porque um Karateca (praticante de Karate-do) utiliza durante sua prática suas armas naturais como: visão, mãos, braços, corpo, pés e cérebro.
É uma arte altamente científica, que faz o mais eficaz uso de todas as partes do corpo com finalidades defensivas. O objetivo maior do Karate-do é o aperfeiçoamento do caráter de seus praticantes, disciplinando o corpo e a mente através de treinamentos árduos.
Além de ser um excelente meio de defesa pessoal, o Karate-do constitui uma forma ideal de exercício. Desenvolve a força, a velocidade, a coordenação e o reflexo e é indicado para efeitos de valor terapêutico.
Com a inserção do sufixo “DO” na prática do karate sua busca passou a dar mais ênfase para a manutenção da saúde e do bem estar físico e mental e, talvez por último, defesa pessoal.
Com essa mudança o karate-do ficou mais acessível a todos, inclusive as crianças, devido à falta de espaços para brincarem, principalmente nas grandes cidades, estão sendo matriculadas em clubes ou academias de artes marciais.

Como os professores de karate-do, podem ajudar no processo de formação das crianças?
Podemos utilizar os jogos cooperativos para ajudar no processo de formação?
Considerando, que hoje o professor não é dono da verdade, mas um mediador entre o conhecimento e o aluno podemos utilizar os quatro (4) pilares da educação (BRANDÃO, 1995):
1- saber (conteúdo);
2- fazer (prática);
3- conviver (como utilizar seu conhecimento na sociedade);e
4- ser (exercer a cidadania).
A criança e o adolescente não são miniaturas do adulto e sua mentalidade difere qualitativa e quantitativamente do adulto, de modo que a criança não é somente menor que o adulto, mas diferente deste (WEINECK, 1999).
A adolescência consiste na transição de criança para adulto. Ela é caracterizada pela redução do crescimento e do desenvolvimento. O rápido crescimento longitudinal reduz-se com o aumento do crescimento horizontal e este fator leva à harmonia das proporções com efeito positivo sobre a coordenação. O grande aumento de força e capacidade de memorizar movimentos fornecem as condições ideais para o desempenho esportivo (MALINA, 2002).
Metodologia:
Karate-do (空手道 - caminho da mão vazia) ou, simplesmente, karate, é uma forma de budo (武道 - caminho marcial).
O Karate enfatiza as técnicas de percussão atemi waza (i.e. defesas, socos e chutes) ao invés das técnicas de projeções e imobilizações. O treino de Karate-do pode ser dividido em três partes principais: Kihon, Kata e Kumite.
Kihon (基本 - fundamentos) é o estudo dos movimentos básicos.
Kata (型 - forma, padrão) é uma espécie de luta contra um inimigo imaginário, expressa em sequências fixas de movimentos.
Kumite (組手 - encontro de mãos) é a luta propriamente dita. Em sua forma mais básica, é combinada (com movimentos pré-determinados) entre os lutadores para, posteriormente, alcançar o jyu kumite (combate livre ou sem regras). A forma desportiva, ou combate com regras, é conhecida como Shiai-kumite.

A proposta de ensino do karate-do consiste em um programa de treinamento que busca a constante evolução do ser humano.
Nosso objetivo é trazer ao público praticante uma forma de condicionamento físico e mental a fim de obter melhor desempenho do seu organismo.
Temos a intenção de dispor ao aluno uma nova visão de sua forma e o que isso traz em seu comportamento.
Através da prática esportiva do karate-do, conseguimos promover mais tônus muscular, ritmo, flexibilidade e jogo de cintura para encarar muitas situações impostas por nosso dia-a-dia.
Aulas personalizadas nos programas individuais ou em grupo.
O principal foco é a forma terapêutica do treinamento.
Buscamos conscientização ecológica e do cidadão, disciplina, controle, alívio de estresse, melhoria da auto-estima e da autoconfiança.

Referências Bibliográficas:
BRANDÃO. C. R. O que é educação, São Paulo, SP, Editora Brasiliense, 1995.
CARAZZATO, J.G. Atividade física na criança e no adolescente. O Exercício: preparação fisiológica, avaliação médica, aspectos especiais e preventivos. São Paulo, SP, Editora Atheneu, p.34-43, 1999.
MALINA, R.M; BOUCHARD, C. Atividade Física do Atleta Jovem: do Crescimento a Maturação. São Paulo, Editora Roca, 2002.
NAKAYAMA, M. O melhor do Karatê – Fundamentos. São Paulo, SP, Editora Cultrix, 2002.
RIBEIRO, E.; EISENSTEIN, E. Falando de saúde: para crianças, adolescentes e educadores nas escolas e comunidades. Petrópolis, RJ, Editora Vozes, 2000.
WEINECK, J. Treinamento ideal. 9ª ed. São Paulo, SP, Editora Manole, 1999.