Karate-Do

Tiago San チアゴ SKI Shotokan Karate International

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ética, disciplina e filosofia do Karate


DOJO KUN – OS LEMAS DO KARATECA

Dojo Kun é o código de honra do karateca. São os princípios estabelecidos para contribuir na formação moral do praticante.
A seguir as frases do Dojo Kun, acrescidas da interpretação pessoal do autor deste texto para cada citação:


I - ESFORÇAR-SE PARA A FORMAÇÃO DO CARÁTER

O “caminho do Karate” é o autoconhecimento, e você terá de estudá-lo com a maior seriedade desde o princípio. O Karateca deve sempre manter atitudes corretas. Utilizar as técnicas apenas como último recurso, como autodefesa, em causa nobre. O maior tesouro de um indivíduo é sua honra, e para ser uma pessoa respeitável, é preciso disciplina. Tente falar menos e ouvir mais, procure “aprender a aprender”. Nossa forma de encarar a vida determina nosso destino. Seja honesto, calmo, sereno, simpático, alegre, sábio, sincero e otimista. Um karateca de verdade mantém sua palavra, e honra seus compromissos.

II - CRIAR O INTUITO DE ESFORÇO

O intuito de esforço e persistência nos mostra que tudo é possível. Você precisa acreditar que, se outros podem, você também pode. Qualquer sonho, de qualquer tamanho pode ser alcançado. Precisamos nos esforçar da maneira correta e persistir muito, a ponto de nunca desistir diante dos obstáculos. A principal diferença entre as pessoas de sucesso e as que sempre fracassam está na persistência: “Caia dez vezes, e levante-se onze”. Nunca desista, e será um vencedor!O sucesso não ocorre por acaso, existem razões bem mais sólidas do que a sorte para realizarmos os nossos sonhos. O grande segredo é sabermos exatamente “aquilo” que desejamos, então definimos metas e objetivos para consegui-los. “Quem não sabe para onde vai, não chega a lugar nenhum.” Devemos sempre escrever nossos objetivos: Ex: Em 200x, serei “faixa preta de Karate” (ou campeão mundial, fazer faculdade, ter casa, ser próspero, saudável, casar, etc).Agora, devemos colocar a imaginação para funcionar, a imaginação aliada à força de vontade chama-se fé. A fé é capaz de realizar qualquer feito, transformar qualquer sonho em realidade. Precisamos imaginar nosso objetivo já concretizado. Isto é ensinado há milênios pelos grandes mestres: Quando você decide ser ou ter algo, precisa ter certeza de que já conseguiu, antes mesmo de começar. Em um combate, vencerá aquele que estiver determinado a lutar totalmente: “Ouse fazer, e o poder lhe será dado”.

III - RESPEITAR ACIMA DE TUDO

O Karate começa e termina com cortesia. O respeito deve ser uma atitude contínua do estudante do Karate. Do cumprimento dos lutadores, no início e final de uma luta, até as regras de etiqueta e convivência social. As boas maneiras são o melhor exemplo para todos, nenhuma palavra vale mais do que atitudes. O karateca deve manter o mesmo padrão de comportamento dentro e fora do Dojô. Adiantaria alguém respeitar de boa vontade seu professor de Karate, mas ignorar completamente em seu lar, as palavras de seus pais?

IV - CONTER O ESPÍRITO DE AGRESSÃO

Os Katas iniciam sempre com defesas. Assim, o Karateca deve adotar a não-violência, sempre dominando sua agressividade. O bem e o mal existem, mas vencerá aquele que você mais alimentar. A paz está em seu interior, e vencer a si mesmo é mais difícil do que vencer os outros. Você precisa buscar o autoconhecimento: lendo livros, assistindo palestras, ouvindo CDs de relaxamento e praticando Zazen (meditação - esvaziar a mente). Somente o treinamento físico não é suficiente, pois se assim fosse, um praticante de qualquer outro esporte seria uma pessoa altamente desenvolvida espiritualmente. O Karate é um caminho, não o único, mas um dos melhores para a revelação interior, para transcender os dualismos. O treinamento físico é um meio de educação e disciplina, o caminho da paz.

V - FIDELIDADE PARA COM O VERDADEIRO CAMINHO DA RAZÃO

O verdadeiro caminho da razão é sempre fazer e desejar às outras pessoas o que gostaria que também fizessem a você. O Karateca deve ignorar o que não é bom, e adotar o bom.Sem que percebamos, a lei da ação e reação determina nossa vida: tudo o que fizer ou pensar, voltará para você como experiência. Talvez de uma maneira diferente, mas voltará, seja a recompensa, o amor, a felicidade, ou o castigo, o ódio e a desgraça. São nossas ações e pensamentos que atraem os acontecimentos, para o bem ou para o mal.


FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS

Uma preocupação corrente nos artigos sobre artes marciais é estabelecer uma diferenciação entre o Karate-Jutso (a luta desvinculada da filosofia) e o Karate-Do (Freiberg, 1993), ou entre ‘treinar com base filosófica e treinar somente para lutar, o que pode produzir conseqüências diferentes “(Sasaki, 1989)”. O Karate pode ser perigoso se utilizado para causar o mal. Os mestres sempre enfatizaram a reflexão e não apenas a prática desprovida de teoria.Keizi (1990) nos diz que o treinamento do Karate-Do visa a formação do ser humano, tanto no plano físico como no astral. Educar o homem para estar em harmonia com seu próprio ser e com a sociedade. Este é o verdadeiro sentido das Artes Marciais.A utilização do Kiai (grito alto e forte para liberação de energia) e a prática da ajuda mútua, do respeito, da compreensão e da aceitação das diferenças individuais nas aulas, são defendidas como meios de alcançar alguns dos benefícios da prática de Karate (Keizi, 1990). Lembrando que esses benefícios são alcançados em longo prazo, através da prática constante e persistente.As pessoas necessitam de um caminho para seguir, que motive e proporcione qualidade vida. Assim como as artes, a música, as religiões e as paixões, o Karate é uma maneira de ter objetivos definidos para a busca da felicidade, estando sempre em constante aprimoramento, tanto como esporte educacional quanto como esporte olímpico. Uma arte milenar, adaptada a servir a sociedade nos dias de hoje. Para Nakaiama (1977) “O verdadeiro objetivo do Karate-do é lutar em nome da justiça”.

11 comentários:

  1. Respostas
    1. que garota insuportável, sem cultura!vai procurar umaaula de ética o biscatinha sem educaçao!

      Excluir
  2. concordo plenamente com o que foi dito,o ser humano precisa de um caminho e o karate se presta excelentemente para tal objetivo, tornando o homem melhor e mais capacitado a se posicionar em sua trajetíria o karate como um metáfora da vida se bem compreendido e assimilado é uma ótima ferramenta de fato para formar criaturas melhores pára a própria humanidade;infelizmente o mau uso que se faz da ferramenta é responsabilidade de quem a manuseia.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do site presciso para uma redação do ccararater muito obrigada por mi ajudar eu preisava muito sabet o que era "Criar intuito de esforço"

    ResponderExcluir
  4. Vou começar a lutar karate e pretendo chegar até a ultima faixa existente e continuar treinando a vida inteira.

    ResponderExcluir
  5. vou continuar lutando Karatê e nunca desistir eu ia desistir mais não vou eu vou continuar e sem desistir.

    ResponderExcluir