Karate-Do

Tiago San チアゴ SKI Shotokan Karate International

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Zanshin, a mente alerta do guerreiro


Zanshin significa permanecer alerta e em guarda antes, durante e depois da execução de uma técnica. MIZU NO KOKORO ("A Mente como a Água"), sem emoção, vazia, refletindo a tudo. Concentrado não na derrota ou vitória, somente total, descontraída e indiscriminada concentração. Uma técnica só é eficaz com ZANSHIN. Podemos compreender ZANSHIN como uma característica do guerreiro, onde os sentidos estão em alerta: visão, audição, tato, olfato e até mesmo o desenvolvimento de uma espécie percepção extra-sensorial, onde afirmam alguns mestres tornar possível prever um ataque instantes antes mesmo de sua execução.

O que é o KARATE



O Karate é uma Arte Marcial que teve origem na ilha de Okinawa, ao Sul do Japão. No Karate aprende-se a utilizar todas as partes do corpo como armas a fim de defender-se contra um ou mais agressores, de mãos vazias ou armados.
Sua escrita correta é “Karate-Do”.
KARA = vazio TE = mãos DO = caminho
Karate-Do “o caminho das mãos vazias”

Significado filosófico do ideograma “KARATE-DO”
O caminho ao estado de “vazio interior” onde busca-se eliminar do ego as discriminações, o ódio, o egoísmo, a maldade...
Em termos ocidentais diríamos que o Karate-Do enquanto filosofia de vida também pode colaborar no desenvolvimento emocional e espiritual do praticante; A sabedoria para ser uma pessoa melhor.

O Karate está dividido em vários estilos. Cada estilo de Karate representa um pouco da história do povo Japonês e Okinawano, de acordo com as influências recebidas, dos recursos disponíveis, das necessidades locais e características pessoais de cada mestre, os estilos podem diferenciar-se em detalhes técnicos e maneiras de treinamento. O estilo praticado por nós na ASSOCIAÇÃO CENTRO SUL DE KARATE é o SHOTOKAN, criado por GICHIN FUNAKOSHI, que foi o introdutor do Karate de Okinawa no território Japonês, por isso é considerado o "Pai" do Karate moderno. No estilo Shotokan, o objetivo é treinar para o "Ikken Hisatsu", que poderia ser traduzido como "matar com um golpe", ou seja, cada técnica deve ser executada com o máximo de potência a fim de eliminar o adversário o mais rápido possível. As principais técnicas no Karate Shotokan são os golpes de traumatismo (socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, etc), mas também pratica-se torções e derrubadas.

Além dos diversos estilos, o Karate também está organizado em FEDERAÇÕES esportivas e ESCOLAS com objetivos e linhagens diferentes. A ASCKO está filiada ao chamado "KARATE OFICIAL", também denominado como "Olímpico", que é composto pela WKF - World Karate Federation, CBK - Confederação Brasileira de Karate e FGK - Federação Gaúcha de Karate.

O Karate pode ser aprendido por qualquer pessoa. Nos clubes e academias da ACSKO, praticam crianças, jovens e adultos de ambos os sexos. E todo praticante recebe instruções e treinamentos de Karate como Arte Marcial, que serve para defesa pessoal, para melhorar a qualidade de vida mantendo a saúde e como filosofia de vida, etc e também de KARATE ESPORTE para que possa, se desejar, participar de competições, tendo dessa forma um hobbi ou até mesmo profissionalizando-se como atleta, técnico ou professor dessa modalidade.


A frase abaixo citada por mestre Funakoshi resume a filosofia do Karate:
“Do mesmo modo que a superfície polimentada de um lago reflete tudo o que está em frente ao mesmo, e que em um vale tranqüilo se perceba o escuso som dos animais, o estudante do karate deve devastar de seu espírito o egoísmo e a maldade, fazendo um esforço para raciocinar de um modo apropriado em qualquer eventualidade”.

"KIAI" - O grito do Karateca


"KIAI" - O grito do Karateca

O Kiai é o grito do Karateca. Deve ser usado ao se aplicar um golpe vigoroso. Fisiologicamente, é a contração do diafragma onde expulsamos violentamente o ar retido nos pulmões, produzindo nesse instante um grito breve e profundo. O significado da palavra KIAI: KI = energia, espírito; AI = união, concentração. Quando você usa KIAI, aumenta a sua coragem para vencer o seu maior inimigo: Você mesmo, seus medos e limitações. Também no adversário, o KIAI provoca um "choque emotivo", um fechar momentâneo dos olhos, taquicardia e descida da pressão arterial, dificultando assim o desempenho em uma luta. O KIAI pretende liberar a energia do nosso organismo que como força vital pertencente ao universo que acumulamos no SAIKA-NO-TANDEM (região do abdômen), para ser projetada junto às nossas ações. Com o treinamento é possível concentrar a energia onde ela é mais necessária. Na verdade, o KIAI é o uso apropriado de uma técnica que todos nós já usamos inconscientemente. Por exemplo, quando você contrai o abdômen ao levantar algum peso e emite um som, é uma forma rudimentar de Kiai.Exemplos de Kiai: HEEEI, KIÁÁAI, HEI-SÔ, UUUIIIÁ, HÁÁÁ...